A 2ª temporada da série animada da Netflix para crianças em idade pré-escolar Chip e Potato apresentou uma família de dois pais homossexuais .

A série gira em torno das aventuras de Chip, um jovem pug, e seu amigo secreto, Potato, um rato que Chip disfarça com um moletom fofo e finge ser um bicho de pelúcia.

Não está claro por que Potato deve ser mantida em segredo (embora haja indícios de que todo mundo tem medo de ratos), mas de certa forma, isso é irrelevante. Potato atua como ajudante e impulsionador da confiança de Chip quando Chip inicia o jardim de infância e começa a encontrar novos amigos e situações. É uma variação do tema de um amigo imaginário ou cobertor de segurança, mas torna o amigo / cobertor um pouco mais real.

A Potato também pode ser vista como uma manifestação do melhor eu de Chip, guiando-a conforme ela cresce. Chip também mora com seus pais, Little Momma e Little Poppa, seu irmão mais velho, Spud, e (no meio da 1ª temporada) sua irmãzinha Tot.

É um desenho alegre e dinâmico o que é agradável um adulto assistir junto com a criança. Há muitas risadas e risadinhas por toda parte, e Chip e sua família usam os termos “pug” e “puggy” como adjetivos positivos de uso geral. (Seus pais estão “muito orgulhosos” dela; ela pede coisas dizendo “puggy por favor”; e concorda com uma “promessa de puggy”.)

As crianças na faixa etária-alvo provavelmente ficarão encantadas com aquele pouco de diversão lingüística, mesmo que os adultos se cansem disso – mas mesmo os adultos devem se entusiasmar com as delicadas lições do programa sobre autoconfiança, aprender coisas novas, fazer amigos e sendo gentil. E, ao contrário de muitos outros programas infantis para essa faixa etária, há um leve arco de história e alguma continuidade entre os episódios.

No episódio 8 da 2ª temporada, conhecemos os novos vizinhos Roy e Ray Razzle, duas zebras papais e seus gêmeos bebês, Ron e Ruby. Nós os vemos novamente no episódio 10, quando desejam um feliz aniversário a Chip. Chip e seus pais os tratam como qualquer outra família e não piscam com o fato de que existem dois pais.

Existem outros tipos de diversidade no programa também. A diversidade racial não se aplica exatamente, mas há uma variedade de espécies animais que povoam a cidade, e isso parece uma analogia para pessoas de diferentes origens que vivem juntas em comunidade.

O melhor amigo de Chip, Nico, um panda, mora com sua mãe solteira. A diretora da escola, Sra. Wooly, é uma ovelha que usa uma cadeira de rodas.

A Rainbow Forest School, onde Chip vai ao jardim de infância, é decorada com arco-íris em todos os lugares – incluindo a cadeira de rodas e meias da Sra. Wooly – embora pareça simplesmente colorido em vez de intencionalmente esquisito. Às vezes, um arco-íris é apenas um arco-íris.

Notavelmente, os dois banheiros da escola são identificados de forma idêntica. As duas portas lado a lado têm, cada uma, círculos da cor do arco-íris combinando com a imagem de um banheiro no centro.

Nós os vemos como o professor, uma toupeira chamado Sr. Diggerty, está levando os alunos para um passeio pela escola. “E esses são os banheiros que você vai usar!” ele declara. Não vejo outra maneira de interpretar isso a não ser vê-los como banheiros para todos os gêneros.

Chip, que está correndo para alcançar o grupo principal, faz uma pausa exausta na frente deles por alguns momentos.

Por que esses banheiros são importantes? Como a Welcoming Schools explica, fornecer acesso a um banheiro para todos os gêneros ou neutro em relação ao gênero é uma das muitas coisas que as escolas podem fazer para “criar ambientes amplos de gênero que valorizem todas as crianças”

Ainda não há personagens obviamente criativos de gênero, não binários ou transgêneros no programa – mas isso não é razão para não ter banheiros que oferecem um bom exemplo de práticas inclusivas.

O programa foi co-produzido por Wildbrain e Darrall Macqueen e estreou na rede Family Jr. no Canadá em 2018. A primeira temporada chegou ao Netflix em maio passado e a segunda no final de novembro.

Por Dana Rudolph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *