Por: Joyce Meyer

Todos os dias, somos confrontados com uma decisão: Será que vamos responder a circunstâncias da vida segundo a Palavra de Deus ou vamos reagir emocionalmente? A tentação inicial é de reagir emocionalmente, mas em todas as circunstâncias, é verdadeiramente a sua decisão.

Vamos examinar três circunstâncias que você vai ter que enfrentar em algum momento em sua vida. Eu também incluiu algumas perguntas a fazer a si mesmo, que eu encorajá-lo a responder honestamente. Eles vão te dar uma boa idéia de como grande parte de seus sentimentos te jogam nestas circunstâncias.

Circunstância # 1: Mudança

Tudo muda, exceto Deus, e deixar todas as mudanças em nossas vidas nos incomodar não adianta elas vão ocorrer. As pessoas mudam, as circunstâncias mudam, nossos corpos mudam, nossos desejos e as paixões mudam.

A maioria das mudanças acontecem sem a nossa autorização. Mas podemos escolher com se adaptar. Adaptação não muda as circunstâncias, mas você pode se manter e  viver em paz e alegria quando você passa pelas mudanças.

Pensamentos

Nossos pensamentos são a primeira coisa que precisamos para lidar com a mudança porque o que pensamos durante a mudança afeta diretamente as emoções. Quando as circunstâncias mudam, se você  fizer uma mudança de pensar  as emoções serão muito mais fácil de gerir. Se algo muda que você não esteja pronto para escolher, você vai provavelmente ter mais de uma variedade de emoções sobre o assunto.

O Poder da Palavra de Deus

“As emoções se levanta, e, em seguida, saiem, querendo nos guiar. Quando eu sinto isso, eu sei que preciso tomar medidas. “

Ao agir sobre a Palavra de Deus e não apenas reagir à situação, você será capaz de controlar suas emoções em vez de lhes permitir que elas gerencie você. Eu recomendo fortemente que você declare a Palavra de Deus em voz alta. Apesar de declarar o que você pode ser o oposto de como você se sente, continue fazendo isso. A Palavra de Deus tem poder inerente de mudar os nossos sentimentos, trazer conforto para nós, e acalmar as nossas emoções perturbadas.

Pergunte a si mesmo

  1. Como faço para agir com à mudança?
  2. Não uso a Palavra de Deus ou simplesmente reajo à situação?
  3. Depois do choque inicial, eu estou disposto a fazer uma mudança de pensamento e emocionalmente?

Circunstância # 2: Espera

Se você não desenvolver a paciência, então ter que esperar pode ser o pior em você. Pelo menos esse era o meu caso comigo até que eu finalmente percebi que minhas reações emocionais não estavam fazendo as coisas irem mais rápido.

Nós todos gostaríamos de ser paciente, mas não queremos a desenvolver a paciência porque isso significa que se comportar bem, enquanto não estamos recebendo o que queremos. E isso é difícil!

A Estrada para Tranqüilidade

Quanto mais queremos algo, e não conseguimos nossas emoções agem. O senso comum nos diz que é burrice fazer as coisas com a cabeça quente ou num acesso de raiva e em outras coisas simples que as pessoas tendem a ficar chateados. Como você pode desenvolver a paciência, não se limite a pensar sobre o quão difícil e frustrante será, pense em como você vai ser pacífica quando espera não  incomodará mais você ( ver Tiago 1:4 ).

Pergunte a si mesmo

  1. Como me comportar quando eu tenho que esperar?
  2. Que situações são difíceis para mim?
  3. Como faço para agir quando estou trabalhando com alguém que é muito lento?
  4. Como faço para agir se alguém toma o espaço de estacionamento que eu estava esperando?
  5. Em uma escala de 1 a 10, o quão bem eu me saio quando as coisas não saem do meu jeito?

Circunstância # 3: Pessoas Difíceis

Ninguém gosta de estar perto de pessoas difíceis. Eu acho que há um monte de pessoas no mundo, hoje em dia, em grande parte por causa da vida estressante que a maioria delas tem. As pessoas estão tentando fazer muita coisa em muito pouco tempo e têm mais responsabilidade do que pode realmente segurar.

Quando alguém é rude comigo, eu posso sentir minhas emoções se levantar e, em seguida, sair, querendo que eu a siga. Isso é quando eu sei que preciso tomar medidas. Eu tenho que lembrar que a pessoa está sendo grosseiro, provavelmente, tem um monte de problemas. Ela não pode nem perceber como ela soa rude.

Trabalhar com o Espírito Santo

Eu me lembro de um monte de vezes na minha vida que quando as pessoas me perguntaram por que eu estava agindo muito dura. Eu não sabia que eu era dura. Tinha muita coisa acontecendo e eu me senti pressionada,  e então a pressão veio em tons de voz áspera. Isso não desculpa o meu mau comportamento, mas foi a raiz do problema.

Eu sou muito grata, Eu sei que a Palavra de Deus, e tê-Lo em minha vida me ajuda e me conforta. Mas um monte de pessoas difíceis não têm isso. Eu tive que trabalhar muito duro com o Espírito Santo, para ter a capacidade de agir sobre a Palavra de Deus quando as pessoas são rudes … ao invés de meramente reagir com um comportamento que corresponde ou supera a ação deles.

Jesus ensina-nos a responder àqueles que nos tratam bem e aqueles que não o fazem ( ver Lucas 6:32-35 ).

Se você estiver em uma situação que exige que você esteja com um desses embates com pessoas todos os dias, exorto-vos a orar por eles em vez de reagir emocionalmente a eles. Nossas orações abrem as portas para Deus trabalhar.

Pergunte a si mesmo

  1. Como reajo às pessoas que são rude?
  2. Não respondo no amor como a Palavra diz que devemos, ou eu me junto a eles em seu comportamento ímpio?
  3. Vou agir de acordo com a Palavra de Deus e amá-los por causa Dele? Ou vou reagir emocionalmente, talvez agindo pior do que eles agem?
  4. Eu já deixei uma pessoa rude estragar meu dia?

Viver além de seus sentimentos

Sentimentos vêm e vão. Nós não podemos fugir deles, mas podemos escolher viver pela Palavra de Deus e não nossos sentimentos. Mesmo quando não se sente bem, podemos viver com uma incrível paz e alegria. Convido você a percorrer as perguntas de novo e procurar a Palavra de Deus em todas as circunstâncias que você enfrenta. Ele vai ajudar você a viver além de seus sentimentos!


Este artigo é retirado do livro de Joyce, Living Beyond seus sentimentos .