Pentecostes

0
351

Antes de Cristo subir aos céus, ele ordenou que seus discípulos retornassem  a Jerusalém, depois de Sua Ascensão e permanecer lá até que eles fossem capacitados com poder . E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

Eles fizeram o que Ele ordenou e permaneceu em Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém. Lucas 24:53

Esta promessa foi realizado 50 dias após a Páscoa e 10 dias depois de Sua Ascensão.

Este evento é o que celebramos como Pentecostes.

Por que esse evento é tão significativo?

A encarnação de Cristo tinha como destino a vitória sobre a morte e a vinda do Espírito Santo aos corações dos homens. Neste dia os Apóstolos receberam o revestimento do Espírito Santo em seus corações e foram habilitadas a proceder a Boa Nova a todas as nações, sem medo. Este e o batismo de Cristo diferente do batismo de João Batista pois Cristo disse logo após a sua ressurreição: “Pois João batizou com água, mas em poucos dias vós sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 1:5)

 

E o próprio João Batista declarou:. Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Lucas 3:16 ver também Mateus 3:11

Quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, eles foram batizados com o Espírito Santo  e foram revestidos de poder para pregar as boas novas.

Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Tessalonicenses 1:5Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 1 Tessalonicenses 1:5

O Espírito Santo no nosso coração e o revestimento de poder nos torna semelhante a Deus e unidos em união com ele.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
João 17:22

Por que é chamado de Pentecostes?

O Espírito Santo foi enviado para o Apóstolo em um domingo e durante a festa judaica de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica que comemora o recebimento por Moisés da Lei de Deus no Monte. Sinai. Era 40 dias após a páscoa judaica, quando Moisés subiu no Monte. Sinai e receberam a lei. Para os judeus, Pentecostes era também uma expressão de sua gratidão para a primeira colheita do ano. Foi quando ofereceram os frutos “primeira” de suas colheitas no templo. Era chamado de Festa das Semanas (Êxodo 34,22, Lev 23, 15, 16,17, Num. 28, 26,31, Deut 16, 9-19) no Antigo Testamento.

Pentecostes judaico se tornou para os cristãos, o Pentecostes do Novo Testamento. Moisés recebeu a Lei e os discípulos receberam o Espírito Santo. Em vez de os primeiros frutos da colheita a ser oferecido como sacrifício, os discípulos de Cristo eram oferecidos a Deus como “primícias” da Encarnação.

O evento do Novo Testamento é bem diferente do Antigo Testamento um. Quando Moisés recebeu as Tábuas com os Dez Mandamentos, a montanha era “completamente na fumaça, porque o Senhor descera sobre ele em fogo. Sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o povo tremia grandemente “(Ex 19, 18) Também eles receberam o mandamento de que ninguém deve tocar na montanha ou então morreria. (Ex. 19,12)

A experiência dos discípulos tinha era bastante diferente. Eles estavam cheios de alegria e foram transformados de homens medrosos e covardes que vimos no momento da crucificação, para homens carismáticos, corajoso e destemido e destinados a converter o mundo para honrar o Deus trino; Pai, Filho e Espírito Santo. Eles agora foram dados os dons para continuar a obra de Cristo para a salvação de todos os povos.

A lei do Antigo Testamento foi dado em tábuas de pedra. A nova lei do Novo Testamento foi gravada no coração dos apóstolos pelo Espírito Santo. Paulo diz: “é evidente que você é uma carta de Cristo, ministrada por nós, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, do coração.” (2 Cor 3:3) Ele cumpriu a profecia do profeta Jeremias como Paulo nos diz: “Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em sua mente e escrevê-los em seus corações, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo “(Hb 8:10, Jeremias 31:33)..

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA